terça-feira, 3 de junho de 2008

Doutina 03/06/2008

Construindo o Edifício de Deus


II Cor 6: 14-18
Ef 2: 19-22

1) Respeitar a Deus: temor - sentimento profundo de reverência ou respeito
Ml 1: 6-8
O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?"
Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto, que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível
Porque, quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora, apresenta-o ao teu príncipe; terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos

Pv 1: 7, 23, 33
"O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."
"Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras."
“Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal”

2) Transferindo para Deus o comando da nossa casa
2 Cor 5:15
“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”
Gl 2:20
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim"
a) Renunciando o comando da carne
Rm 8: 10
“Se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça”

3) Não abusar do favor Dele (Graça)
Rm 6: 1,2
Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

4) A minha Casa tem que ser diferente

Lv 10: 9-11

“E falou o SENHOR a Arão, dizendo: Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado pela mão de Moisés”

Ml 3:18

“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”

Sl 1

“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá”



Cls:
Roupas
Não servir de escândalo (Rm 14: 13, 19-23)
Estamos proibidos de julgar o nosso próximo (Rm 14: 10-12)